Desafios e práticas na Educação Bilíngue (Record no. 33)

MARC details
000 -LÍDER
campo de controle de tamanho fixo 03266nam a22002777a 4500
003 - IDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle OSt
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO
campo de controle 20230822135505.0
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL
campo de controle de tamanho fixo 230816b |||||||| |||| 00| 0 eng d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN - International Standard Book Number 9788563489494
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Instituição que transcreveu o registro Escola Canadense de Niterói - Expansão Itacoatiara
041 ## - CÓDIGO DE IDIOMA
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente Português
082 ## - CDD - CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY
Número de Classificação 370.1175
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal Megale, Antonieta
Função do autor por extenso Author
9 (RLIN) 288
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal Dias, Camila
Função do autor por extenso Author
9 (RLIN) 289
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal Liberali, Fernanda Coelho
Função do autor por extenso Author
9 (RLIN) 290
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal [et al.]
Função do autor por extenso Author
9 (RLIN) 291
245 ## - TÍTULO
Título Desafios e práticas na Educação Bilíngue
260 ## - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.
Local de publicação, distribuição, etc. São Paulo:
Nome do editor, distribuidor, etc. Fundação Santillana,
Data da publicação, distribuição, etc. 2020
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 136 p.;
500 ## - NOTA GERAL
Nota geral Desafios e práticas na Educação Bilíngue foi organizado em oito capítulos. No capítulo 1, Antonieta Megale discute conhecimentos e saberes que constituem a experiência do professor que atua em escolas bilíngues e propõe as perguntas: o que caracteriza e distingue sua ação em contextos nos quais há duas línguas de instrução? Quais são os conhecimentos e saberes práticos que constituem sua experiência como docente?<br/><br/>No capítulo 2, Maria Teresa de la Torre Aranda apresenta um estudo realizado com base em entrevistas com seis educadoras que vivenciaram os desafios da implementação de propostas bilíngues em suas instituições ou da abertura de uma escola com essa proposta.<br/><br/>No capítulo 3, Marcello Marcelino aborda temas que são constantes dúvidas de famílias com filhos em contextos bilíngues e reflete sobre o processo de desenvolvimento linguístico de um monolíngue, até se tornar um bilíngue.<br/><br/>No capítulo 4, Renata Condi de Souza discorre sobre o conceito de metodologias ativas e sua aplicação na Educação Bilíngue.<br/><br/>No capítulo 5, Fernanda Coelho Liberali disserta sobre o desenvolvimento de agência e a Educação Multi/Bilíngue e sobre a busca da construção conjunta de iniciativas de intervenção na vida que ainda não foram realizadas, mas que têm potencial e possibilidade de se concretizar.<br/><br/>No capítulo 6, Camila Dias investiga o conceito de escrita como sistema de representação para compreender que as crianças formulam hipóteses sobre a escrita e que é importante considerá-las como sujeitos que interagem nesse processo, além de mostrar exemplos de práticas de leitura e escrita possíveis em contextos bilíngues.<br/><br/>No capítulo 7, Gladys Lopes Faria e Ingrid Puche tratam de estratégias para o planejamento de projetos pedagógicos em contextos de Educação Bilíngue que visam a integração entre as línguas do currículo, a promoção de práticas que coloquem em discussão os saberes do sujeito bilíngue e a oferta de experiências multiculturais ao longo das investigações.<br/><br/>No capítulo 8, Luciana de Souza Brentano constrói um breve panorama dos estudos relacionados ao bilinguismo e à cognição, focando os conceitos de funções executivas e discutindo as implicações, na sala de aula, para o estudante que possui dois sistemas linguísticos processando as informações e construindo seu conhecimento por meio de duas línguas.
630 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO--TÍTULO UNIFORME
Título uniforme Material de referência
9 (RLIN) 352
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Bilinguismo
9 (RLIN) 353
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Linguagem e línguas
9 (RLIN) 356
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Estudo e ensino
9 (RLIN) 355
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA)
Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante Classificação Decimal de Dewey
Ocultar no OPAC Não
Tipo de material Koha Referência
Holdings
Situação do descarte Situação das perdas Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante Situação física Não pode ser emprestado Coleção Biblioteca de origem Biblioteca atual Localização na estante Data de aquisição Total de empréstimos Número de chamada completo Código de barras Data de último acesso Número do exemplar Data do preço efetivo Tipo de material Koha
    Classificação Decimal de Dewey   Coleção de funcionários Referência Canadian School of Niterói - Itacoatiara Canadian School of Niterói - Itacoatiara   16/08/2023   MEG A28106 16/08/2023 1 16/08/2023 Livros