MARC details
000 -LÍDER |
campo de controle de tamanho fixo |
03266nam a22002777a 4500 |
003 - IDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE |
campo de controle |
OSt |
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO |
campo de controle |
20230822135505.0 |
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL |
campo de controle de tamanho fixo |
230816b |||||||| |||| 00| 0 eng d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN - International Standard Book Number |
9788563489494 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Instituição que transcreveu o registro |
Escola Canadense de Niterói - Expansão Itacoatiara |
041 ## - CÓDIGO DE IDIOMA |
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente |
Português |
082 ## - CDD - CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY |
Número de Classificação |
370.1175 |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Megale, Antonieta |
Função do autor por extenso |
Author |
9 (RLIN) |
288 |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Dias, Camila |
Função do autor por extenso |
Author |
9 (RLIN) |
289 |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Liberali, Fernanda Coelho |
Função do autor por extenso |
Author |
9 (RLIN) |
290 |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
[et al.] |
Função do autor por extenso |
Author |
9 (RLIN) |
291 |
245 ## - TÍTULO |
Título |
Desafios e práticas na Educação Bilíngue |
260 ## - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC. |
Local de publicação, distribuição, etc. |
São Paulo: |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Fundação Santillana, |
Data da publicação, distribuição, etc. |
2020 |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
136 p.; |
500 ## - NOTA GERAL |
Nota geral |
Desafios e práticas na Educação Bilíngue foi organizado em oito capítulos. No capítulo 1, Antonieta Megale discute conhecimentos e saberes que constituem a experiência do professor que atua em escolas bilíngues e propõe as perguntas: o que caracteriza e distingue sua ação em contextos nos quais há duas línguas de instrução? Quais são os conhecimentos e saberes práticos que constituem sua experiência como docente?<br/><br/>No capítulo 2, Maria Teresa de la Torre Aranda apresenta um estudo realizado com base em entrevistas com seis educadoras que vivenciaram os desafios da implementação de propostas bilíngues em suas instituições ou da abertura de uma escola com essa proposta.<br/><br/>No capítulo 3, Marcello Marcelino aborda temas que são constantes dúvidas de famílias com filhos em contextos bilíngues e reflete sobre o processo de desenvolvimento linguístico de um monolíngue, até se tornar um bilíngue.<br/><br/>No capítulo 4, Renata Condi de Souza discorre sobre o conceito de metodologias ativas e sua aplicação na Educação Bilíngue.<br/><br/>No capítulo 5, Fernanda Coelho Liberali disserta sobre o desenvolvimento de agência e a Educação Multi/Bilíngue e sobre a busca da construção conjunta de iniciativas de intervenção na vida que ainda não foram realizadas, mas que têm potencial e possibilidade de se concretizar.<br/><br/>No capítulo 6, Camila Dias investiga o conceito de escrita como sistema de representação para compreender que as crianças formulam hipóteses sobre a escrita e que é importante considerá-las como sujeitos que interagem nesse processo, além de mostrar exemplos de práticas de leitura e escrita possíveis em contextos bilíngues.<br/><br/>No capítulo 7, Gladys Lopes Faria e Ingrid Puche tratam de estratégias para o planejamento de projetos pedagógicos em contextos de Educação Bilíngue que visam a integração entre as línguas do currículo, a promoção de práticas que coloquem em discussão os saberes do sujeito bilíngue e a oferta de experiências multiculturais ao longo das investigações.<br/><br/>No capítulo 8, Luciana de Souza Brentano constrói um breve panorama dos estudos relacionados ao bilinguismo e à cognição, focando os conceitos de funções executivas e discutindo as implicações, na sala de aula, para o estudante que possui dois sistemas linguísticos processando as informações e construindo seu conhecimento por meio de duas línguas. |
630 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO--TÍTULO UNIFORME |
Título uniforme |
Material de referência |
9 (RLIN) |
352 |
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Bilinguismo |
9 (RLIN) |
353 |
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Linguagem e línguas |
9 (RLIN) |
356 |
650 #0 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Estudo e ensino |
9 (RLIN) |
355 |
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA) |
Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante |
Classificação Decimal de Dewey |
Ocultar no OPAC |
Não |
Tipo de material Koha |
Referência |