Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários (Record no. 195972)

MARC details
000 -LÍDER
campo de controle de tamanho fixo 03123nam a22002417a 4500
001 - NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle 195972
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO
campo de controle 20240812131235.0
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL
campo de controle de tamanho fixo 240812b |||||||| |||| 00| 0 POR d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN - International Standard Book Number 8535106944
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Instituição que transcreveu o registro Escola Canadense de Niterói - Expansão Itacoatiara
041 ## - CÓDIGO DE IDIOMA
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente Português
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal Souza, José Cavalcante de
Função do autor por extenso Author
9 (RLIN) 2080
245 ## - TÍTULO
Título Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários
260 ## - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.
Local de publicação, distribuição, etc. São Paulo:
Nome do editor, distribuidor, etc. 1996,
Data da publicação, distribuição, etc. Nova Cultural Ltda.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 320 p.:
Dimensões 13. 5 x 21 cm (capa dura)
490 ## - TÍTULO DA SÉRIE
Título da série Os pensadores
Número do volume ou designação sequencial da série v. 1
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Resumo, etc. Os Pensadores: Pré-Socráticos - Fragmentos, Doxografia E Comentários<br/>Para quem já conhece essa série, sobretudo em suas primeiras edições, sabe do que esperar (e isso não se conta como uma qualidade negativa): são textos de certa fragmentariedade com o intuito de panoramizar um campo de estudo que, à época da publicação, não contava com obras nacionais de grande amplitude. Em virtude disso, não é de se esperar que, neste volume em específico, apesar das notas do organizador alertando sobre o procedimento de leitura dos fragmentos e doxografia (i.e., opinião dos antigos), o leitor iniciado não fica isento de se sentir sugerido a acreditar numa sequência linear das ideias ali expostas, quando entendidos em Estudos Clássicos bem sabem que assim não é.<br/><br/>É de necessidade se munir do discurso filosófico pra atribuir juízo de valor ao que, para um leigo, aparenta o processo de "desempacotar" como um livre-pensador grego desenvolvia suas ideias (i.e., o famoso conceito-senso comum do "encher linguiça"). Mas é de se esperar que havia um critério - mesmo que altamente subjetivo - dos críticos da modernidade em suas exposições acerca de cada um deles. Hegel procura ser mais sistemático; Nietzsche, mais passional; Heidegger, mais metódico e exegético. Burnet e Axelos são de certo modo indefiníveis, por figurarem menos nas críticas.<br/><br/>Em se tratando do texto introdutório, fica como sugestão pessoal de recomendação a quem nunca se enveredou pelos terrenos da Filosofia antiga. Um caminho possível para o estabelecimento de uma noção do que seja a Filosofia seja começar na obra de Richard Osborne (embora ela pareça muito mais direcionada a "Dummies" e a crianças com alto senso de curiosidade com seus 12, 13 anos) e seguir com outra obra "A Invenção da Filosofia", da Editora Odysseus (vide minha estante). Mas ressalto: essa tríade é o amplo básico para desenvolver estudos nas áreas.<br/><br/>Buscar conhecimentos de línguas antigas permite uma autonomia dos tradutores na interpretação dos fragmentos/doxografia (exceto as explanações de Heidegger, não temos os originais no grego neste), e o aprofundamento permite que se possa, a exemplo dos filósofos da modernidade, ampliar os horizontes de como a Filosofia, em seu sentido moderno, se constitui, e como o era na Antiguidade.
690 ## - ENTRADA LOCAL DE ASSUNTO--TERMO TÓPICO (OCLC, RLIN)
Termo tópico Não Ficção
9 (RLIN) 537
690 ## - ENTRADA LOCAL DE ASSUNTO--TERMO TÓPICO (OCLC, RLIN)
Termo tópico Literatura para Jovem Adulto
9 (RLIN) 341
690 ## - ENTRADA LOCAL DE ASSUNTO--TERMO TÓPICO (OCLC, RLIN)
Termo tópico Filosofia
9 (RLIN) 478
690 ## - ENTRADA LOCAL DE ASSUNTO--TERMO TÓPICO (OCLC, RLIN)
Termo tópico Ciência política e filosófica.
9 (RLIN) 1429
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA)
Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante
Tipo de material Koha Livros
Ocultar no OPAC Não
Holdings
Situação do descarte Situação das perdas Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante Situação física Não pode ser emprestado Coleção Biblioteca de origem Biblioteca atual Localização na estante Data de aquisição Total de empréstimos Número de chamada completo Código de barras Data de último acesso Data do preço efetivo Tipo de material Koha
          Não ficção Canadian School of Niterói - Itacoatiara Canadian School of Niterói - Itacoatiara PH - Não Ficção 12/08/2024   SOU 9788563223319 12/08/2024 12/08/2024 Livros