Arquivo escolar do Colégio Pedro II coletânea de documentos
GRUPO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Arquivo escolar do Colégio Pedro II coletânea de documentos - [S. l.] Paramount 2005 - 20050000
Versão 1.0
Este material constitui um dos produtos do projeto "Estudos
históricos sobre Educação Matemática no Brasil, 1950-2000", desenvolvido
pelo GHEMAT - Grupo de Pesquisas de História da Educação Matemática no
Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e com
financiamento do CNPq. Nele encontram-se digitalizados documentos da
instituição-modelo para o ensino secundário brasileiro, criada em 1837.
Percorrendo o arquivo morto do Colégio, foi possível ao GHEMAT, reunir
neste trabalho, documentos virtuais para pesquisas da educação no
Brasil. Arquivos de aço, pastas e prateleiras do Colégio guardam
documentos, ainda não classificados pela Instituição, que incluem atas
da Congregação do Colégio, provas de concursos às cátedras e um sem
número de materiais importantes para a história escolar brasileira. Em
particular, boa parte da documentação digitalizada está relacionada à
educação matemática. Assim, é possível acompanhar, pelos documentos: a
criação da disciplina escolar matemática no Brasil; o trajeto
profissional de professores como Euclides Roxo, Júlio César de Mello e
Souza - o Malba Tahan, dentre outros; os debates sobre o positivismo,
travados entre os membros da Congregação; as provas de matemática e de
desenho, dos concursos de professores; a trajetória da
profissionalização do professor de matemática, desde um tempo onde não
existiam as faculdades de filosofia até décadas depois de sua criação;
além de vários papéis digitalizados que incluem cartas, recursos às
decisões da Congregação, estudos sobre uniformes escolares etc
CD 0598 / 0598
Arquivo escolar do Colégio Pedro II coletânea de documentos - [S. l.] Paramount 2005 - 20050000
Versão 1.0
Este material constitui um dos produtos do projeto "Estudos
históricos sobre Educação Matemática no Brasil, 1950-2000", desenvolvido
pelo GHEMAT - Grupo de Pesquisas de História da Educação Matemática no
Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e com
financiamento do CNPq. Nele encontram-se digitalizados documentos da
instituição-modelo para o ensino secundário brasileiro, criada em 1837.
Percorrendo o arquivo morto do Colégio, foi possível ao GHEMAT, reunir
neste trabalho, documentos virtuais para pesquisas da educação no
Brasil. Arquivos de aço, pastas e prateleiras do Colégio guardam
documentos, ainda não classificados pela Instituição, que incluem atas
da Congregação do Colégio, provas de concursos às cátedras e um sem
número de materiais importantes para a história escolar brasileira. Em
particular, boa parte da documentação digitalizada está relacionada à
educação matemática. Assim, é possível acompanhar, pelos documentos: a
criação da disciplina escolar matemática no Brasil; o trajeto
profissional de professores como Euclides Roxo, Júlio César de Mello e
Souza - o Malba Tahan, dentre outros; os debates sobre o positivismo,
travados entre os membros da Congregação; as provas de matemática e de
desenho, dos concursos de professores; a trajetória da
profissionalização do professor de matemática, desde um tempo onde não
existiam as faculdades de filosofia até décadas depois de sua criação;
além de vários papéis digitalizados que incluem cartas, recursos às
decisões da Congregação, estudos sobre uniformes escolares etc
CD 0598 / 0598